Histórico do Grupo


O Imburana é um grupo de danças e estudos da cultura popular brasileira.  Criado em outubro de 2006, na Universidade Federal da Paraíba sob orientação e coordenação do Prof. Dr. Marcello Bulhões, partiu das experiências e demandas dos alunos da Disciplina Danças Populares Brasileiras ministrada por este professor, para na atualidade, afirmar-se  como grupo atuante no cenário da cultura popular paraibana.
Atualmente o grupo se constitui como projeto permanente de extensão universitária vinculado ao LEPEC-DEF-UFPB, com ensaios abertos ao público e gratuitos, nas dependências do ginásio de ginástica da UFPB, as segundas, terças e quartas-feiras das 18h às 20:30h. O grupo aceita novos integrantes e espera sempre uma participação maciça das comunidades nas quais se apresenta.
Através de estudos, visitas, cursos e participações diretas junto às manifestações da cultura popular, principalmente nos Estados da Paraíba, Pernambuco e Maranhão, o Grupo Imburana tem como objetivos aproximar e divulgar a cultura popular em diferentes meios sociais, proporcionando e socializando informações textuais, artísticas e acadêmicas a respeito da diversidade da cultura popular brasileira, e em especial, a nordestina.
Nossa ação prática se dá por meio de apresentações de danças populares em espaços variados (públicos e/ou privados), apresentação de seminários, palestras, produção científica, e cobertura fotográfica e videográfica dos eventos e dos grupos de cultura popular.  Também fornecemos apoio institucional a grupos da cultura popular carentes de logística, divulgação e fomento.
Com mais de 90 apresentações em distintos espaços públicos e privados e estados do nordeste do Brasil, nestes três anos e meio de trabalho, fomos selecionados recentemente em concurso nacional de difusão de danças populares brasileiras promovido pelo BNB em 2009 e 2010.
Junto à Extensão da UFPB,  temos atuado com dezenas de entidades educacionais  do Estado da Paraíba, com o apoio dos editais do PROEXT de 2011 e 2012, ao qual vencemos em 1° Lugar Nacional.